Engenharia Automotiva

  • Agenda

    Sábado/Quinzenal

  • Horário

    08:00h-17:00h

  • Modalidade

    Presencial

  • Carga Horária

    360h

  • Investimento

    R$544,00/mês

  • Duração

    24 meses

  • Próxima Turma

    Abril de 2023

  • Edital

    Clique para visualizar

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Qual o objetivo?

Formar profissionais, engenheiros e tecnólogos atualizados com a indústria automotiva moderna e as principais inovações tecnológicas no setor, tornando-os capazes de atuar no desenvolvimento de veículos a combustão, híbridos e elétricos e sistemas automotivos.

Quem deve fazer?

Todos os profissionais de nível superior com graduação em engenharia, tecnologia, arquitetura, físicos, químicos e áreas afins que queiram embarcar nesse mundo da automotiva e todas as oportunidades que dele surgem.

Qual o objetivo?

Formar um profissional capaz de liderar transformações digitais nas indústrias e ser protagonista na geração de novas soluções e novos negócios sustentáveis.

Quem deve fazer?

Profissionais que buscam acelerar a carreira a partir do estudo das novas tecnologias 4.0 e, de mais a mais, aperfeiçoar suas habilidades de comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico.

Quais os diferenciais?

Cultura imersa em empatia, simplicidade e com visão de longo prazo. Professores atuantes no mercado e com atenção total às pessoas. Comunidade colaborativa e conectada com as empresas. Ampla cooperação nacional e internacional. Oportunidade de cursar disciplinas eletivas além das obrigatórias, sem ônus adicional.

TCC é inovador?

Sim, esse é o novo normal! Desde o primeiro dia de aula equipes multifuncionais de quaisquer cursos desenvolvem projetos com foco na inovação, melhorias na indústria ou pesquisa aplicada. É a geração acelerada de oportunidades em tempo real!

Saiba mais

Quais os diferenciais?

Cultura imersa em empatia, simplicidade e com visão de longo prazo. Professores atuantes no mercado e com atenção total às pessoas. Comunidade colaborativa e conectada com as empresas. Ampla cooperação nacional e internacional. Impacto positivo na sociedade.

TCC é inovador?

Sim, esse é o novo normal! Desde o primeiro dia de aula equipes multifuncionais de quaisquer cursos desenvolvem projetos com foco na inovação, melhorias na indústria ou pesquisa aplicada. É a geração acelerada de oportunidades em tempo real!

Saiba mais

Disciplinas

  • Ciclos termodinâmicos ideais e reais
  • Combustão típica de motores de ignição por centelha e compressão
  • Formas alternativas de combustão e combustíveis alternativos
  • Produção e Mitigação de emissões poluentes
  • Propulsão Hibrida
  • Comando de válvula variável
  • Tecnologia de motores para veículos elétricos
  • Inversores de frequência para veículos elétricos
  • Tecnologias de carga, baterias e células combustíveis para veículos elétricos
  • Propulsão Híbrida
  • Veículos com múltiplos motores (diferencial eletrônico)
  • Caraterísticas como torque, velocidade final (região de enfraquecimento de campo) e autonomia
  • Escoamento Incompressível Externo
  • Coeficientes adimensionais
  • Túnel de vento e instrumentação
  • Simulação Numérica do Escoamento
  • Utilização de software de simulação
  • Otimização topológica
  • Sistemas eletrônicos automotivos
  • Sensores e atuadores
  • Gerenciamento de sistemas eletrônicos veiculares de sinais
  • Protocolos de comunicação intra-veicular
  • Ética
  • Evolução Legislativa no Brasil: Análise de requisitos técnicos regulamentares
  • Legislação Automotiva: Regulamentação de Emissões
  • Comunicação e Administração de Conflitos
  • Ética em Negociação Uso da linguagem e da razão
  • Fundamentos da Dinâmica Veicular
  • Introdução à dinâmica veicular
  • Ficha técnica de um veículo
  • Dinâmica longitudinal: Desempenho em aceleração e frenagem
  • Estudos de casos de aplicação da dinâmica veicular
  • Dinâmica lateral
  • Dinâmica vertical
  • Estudos de casos de aplicação da dinâmica veicular
  • Ferramentas de simulação e construção de modelos especiais
  • Uso do “shaker” virtual para setup
  • Conceitos básicos de comunicação sem fio
  • Infraestrutura de comunicação veicular
  • Redes de comunicação veicular: sistemas V2V, V2I e V2X
  • Protocolos atuais: DSRC/ IEEE802.11p e LTE-V2X
  • Compatibilidade com padrões de comunicação (5G and beyond)
  • Veículos autônomos e sistemas cooperativos de segurança veicular
  • Centro de recargas (postos de combustíveis para veículos)
  • Geração distribuída e veículos elétricos (verdadeiramente não poluente)
  • Sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos
  • Deslocamento de carga (tarifação horo-sazonal)
  • Serviços de telecomunicações usando comunicação veicula
  • Função da carroceria, tipos e materiais utilizados
  • Principais partes que integram a carroceria e suas funções
  • Etapas de projeto e desenvolvimento da carroceria: Requisitos técnicos e econômicos
  • Análise aerodinâmica
  • Fabricação da carroceria e avaliação da conformabilidade das chapas avançadas de alta resistência
  • Tipos de uniões utilizadas nas carrocerias
  • Análise estrutural através de elementos finitos
  • Análise da Confiabilidade de Componentes e do sistema
  • Definição de Taxa de Falha
  • Curva da banheira/Ciclo de produto
  • Redundância/Associação em Série, em Paralelo e Mista
  • Robustez de circuitos eletrônicos para aplicação automotiva
  • Previsão de panes e estratégia de testes
  • Especificação e compra de componentes
  • Conforto vibro acústico de um veículo
  • Conceitos fundamentais de Vibração e Acústica:
  • Principais fontes de ruído e vibração
  • Meios de transmissão e de controle de vibrações e ruído
  • Noções de Psicoacústica e sound quality
  • Impacto do ROTA 2030 na avaliação de NVH
  • Considerações sobre NVH de veículos elétricos e híbridos
  • Eletroposto e impacto na rede elétrica
  • Padrões de conexão para carga
  • Tecnologias para minimizar o impacto dos centros de recarga na rede elétrica
  • O carro como fonte de energia elétrica
  • Requisitos na utilização de baterias de íons de lítio
  • Tecnologias para carga de veículos elétricos
  • Componentes de interiores
  • Simulação estrutural e de choque do banco
  • Estudo do clima brasileiro
  • Sistema de climatização veicular
  • Avaliação de conforto térmico em veículos automotivos
  • Conforto ambiental e conforto térmico humano
  • Visitas Técnicas
  • Casos de Sucesso
  • Profissionais de Sucesso
  • Empresas Modelo Classe Mundial
  • Workshops Nacionais
  • Missão Internacional
  • Projeto de Valor
  • Laboratórios de Inovação
  • Cafés Colaborativos
  • Business Time
  • Shark Tank
  • Pitch Day

1.Comportamento quase estático em curvas e dinâmica vertical

1. Comportamento quase estáticos em reta e em curvas
1.1. Polígono de estabilidade quase estático
1.2. Estabilidade direcional e a influência dos pneus
1.3. Geometria de esterçamento das rodas
1.4. Comportamento em curva de veículos neutros, sub e sobre esterçantes
1.5. Sistema de direção e seus componentes

2. Suspensões planas
2.1. Definições de massas suspensas, não suspensas, centros de rolamento e eixo de rolamento
2.2. Transferência lateral de carga
2.3. Influência da suspensão na transferência de carga
2.4. Rolagem da carroceria – modelo quase estático
2.5. Controle da estabilidade direcional com os sistemas de direção e de suspensão

3. Dinâmica vertical;
3.1. Sistema de suspensão (mola e amortecedor)
3.2. Modelos simplificados
3.3. Padrões de conforto e de desempenho
3.4. Estudos de casos de aplicação da dinâmica veicular.
3.5. Ferramentas de simulação e construção de modelos especiais

Prof. Dr. Luis Henrique A. Lolis

Doutor em Eletrônica pela pela Université Bordeaux 1 (2011), mestre em Microeletrônica ela Université Bordeaux 1 (2007), engenheiro eletricista, com ênfase em eletrônica pela UFPR & Ecole Nationale Supérieure d Electronique, Informatique et Radiocommunications de Bordeaux (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica UFPR. Tem experiência nas área de eletrônica aplicada a sistemas de rádio frequência e telecomunicações, tendo atuando principalmente na modelagem e no processamento de sinal de sistemas para comunicações. Pesquisador no programa de pós graduação em Engenharia Elétrica UFPR e membro do grupo de pesquisa GICS (Group of Integrated Circuits and Systems) da UFPR.

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    Sábado/Quinzenal

  • Horário

    08:00h-17:00h

  • Modalidade

    Híbrido

  • Carga Horária

    360h mais o TCC

  • Investimento

    R$544,00/mês

  • Duração

    24 meses

  • Próxima Turma

    Março de 2023

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