Engenharia Automotiva

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  • Agenda

    Sábado/Quinzenal

  • Horário

    08:00h-17:00h

  • Modalidade

    Presencial

  • Carga Horária

    360h

  • Investimento

    R$494,00/mês

  • Duração

    24 meses

  • Próxima Turma

    10 de julho de 2021

  • Edital

    1ª Turma

Qual o objetivo?

Formar profissionais, engenheiros e tecnólogos atualizados com a indústria automotiva moderna e as principais inovações tecnológicas no setor, tornando-os capazes de atuar no desenvolvimento de veículos a combustão, híbridos e elétricos e sistemas automotivos.

Quem deve fazer?

Todos os profissionais de nível superior com graduação em engenharia, tecnologia, arquitetura, físicos, químicos e áreas afins que queiram embarcar nesse mundo da automotiva e todas as oportunidades que dele surgem.

Qual o objetivo?

Formar um profissional capaz de liderar transformações digitais nas indústrias e ser protagonista na geração de novas soluções e novos negócios sustentáveis.

Quem deve fazer?

Profissionais que buscam acelerar a carreira a partir do estudo das novas tecnologias 4.0 e, de mais a mais, aperfeiçoar suas habilidades de comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico.

Quais os diferenciais?

Cultura imersa em empatia, simplicidade e com visão de longo prazo. Professores atuantes no mercado e com atenção total às pessoas. Comunidade colaborativa e conectada com as empresas. Ampla cooperação nacional e internacional. Oportunidade de cursar disciplinas eletivas além das obrigatórias, sem ônus adicional.

TCC é inovador?

Sim, esse é o novo normal! Desde o primeiro dia de aula equipes multifuncionais de quaisquer cursos desenvolvem projetos com foco na inovação, melhorias na indústria ou pesquisa aplicada. É a geração acelerada de oportunidades em tempo real!

Saiba mais

Quais os diferenciais?

Cultura imersa em empatia, simplicidade e com visão de longo prazo. Professores atuantes no mercado e com atenção total às pessoas. Comunidade colaborativa e conectada com as empresas. Ampla cooperação nacional e internacional. Impacto positivo na sociedade.

TCC é inovador?

Sim, esse é o novo normal! Desde o primeiro dia de aula equipes multifuncionais de quaisquer cursos desenvolvem projetos com foco na inovação, melhorias na indústria ou pesquisa aplicada. É a geração acelerada de oportunidades em tempo real!

Saiba mais

O que você vai estudar:

Disciplinas

  • Ciclos termodinâmicos ideais e reais
  • Combustão típica de motores de ignição por centelha e compressão
  • Formas alternativas de combustão e combustíveis alternativos
  • Produção e Mitigação de emissões poluentes
  • Propulsão Hibrida
  • Comando de válvula variável
  • Tecnologia de motores para veículos elétricos
  • Inversores de frequência para veículos elétricos
  • Tecnologias de carga, baterias e células combustíveis para veículos elétricos
  • Propulsão Híbrida
  • Veículos com múltiplos motores (diferencial eletrônico)
  • Caraterísticas como torque, velocidade final (região de enfraquecimento de campo) e autonomia
  • Escoamento Incompressível Externo
  • Coeficientes adimensionais
  • Túnel de vento e instrumentação
  • Simulação Numérica do Escoamento
  • Utilização de software de simulação
  • Otimização topológica
  • Sistemas eletrônicos automotivos
  • Sensores e atuadores
  • Gerenciamento de sistemas eletrônicos veiculares de sinais
  • Protocolos de comunicação intra-veicular
  • Ética
  • Evolução Legislativa no Brasil: Análise de requisitos técnicos regulamentares
  • Legislação Automotiva: Regulamentação de Emissões
  • Comunicação e Administração de Conflitos
  • Ética em Negociação Uso da linguagem e da razão
  • Fundamentos da Dinâmica Veicular
  • Introdução à dinâmica veicular
  • Ficha técnica de um veículo
  • Dinâmica longitudinal: Desempenho em aceleração e frenagem
  • Estudos de casos de aplicação da dinâmica veicular
  • Dinâmica lateral
  • Dinâmica vertical
  • Estudos de casos de aplicação da dinâmica veicular
  • Ferramentas de simulação e construção de modelos especiais
  • Uso do “shaker” virtual para setup
  • Conceitos básicos de comunicação sem fio
  • Infraestrutura de comunicação veicular
  • Redes de comunicação veicular: sistemas V2V, V2I e V2X
  • Protocolos atuais: DSRC/ IEEE802.11p e LTE-V2X
  • Compatibilidade com padrões de comunicação (5G and beyond)
  • Veículos autônomos e sistemas cooperativos de segurança veicular

Coordenador

  • Centro de recargas (postos de combustíveis para veículos)
  • Geração distribuída e veículos elétricos (verdadeiramente não poluente)
  • Sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos
  • Deslocamento de carga (tarifação horo-sazonal)
  • Serviços de telecomunicações usando comunicação veicula
  • Função da carroceria, tipos e materiais utilizados
  • Principais partes que integram a carroceria e suas funções
  • Etapas de projeto e desenvolvimento da carroceria: Requisitos técnicos e econômicos
  • Análise aerodinâmica
  • Fabricação da carroceria e avaliação da conformabilidade das chapas avançadas de alta resistência
  • Tipos de uniões utilizadas nas carrocerias
  • Análise estrutural através de elementos finitos
  • Análise da Confiabilidade de Componentes e do sistema
  • Definição de Taxa de Falha
  • Curva da banheira/Ciclo de produto
  • Redundância/Associação em Série, em Paralelo e Mista
  • Robustez de circuitos eletrônicos para aplicação automotiva
  • Previsão de panes e estratégia de testes
  • Especificação e compra de componentes
  • Conforto vibro acústico de um veículo
  • Conceitos fundamentais de Vibração e Acústica:
  • Principais fontes de ruído e vibração
  • Meios de transmissão e de controle de vibrações e ruído
  • Noções de Psicoacústica e sound quality
  • Impacto do ROTA 2030 na avaliação de NVH
  • Considerações sobre NVH de veículos elétricos e híbridos
  • Eletroposto e impacto na rede elétrica
  • Padrões de conexão para carga
  • Tecnologias para minimizar o impacto dos centros de recarga na rede elétrica
  • O carro como fonte de energia elétrica
  • Requisitos na utilização de baterias de íons de lítio
  • Tecnologias para carga de veículos elétricos
  • Componentes de interiores
  • Simulação estrutural e de choque do banco
  • Estudo do clima brasileiro
  • Sistema de climatização veicular
  • Avaliação de conforto térmico em veículos automotivos
  • Conforto ambiental e conforto térmico humano
  • Visitas Técnicas
  • Casos de Sucesso
  • Profissionais de Sucesso
  • Empresas Modelo Classe Mundial
  • Workshops Nacionais
  • Missão Internacional
  • Projeto de Valor
  • Laboratórios de Inovação
  • Cafés Colaborativos
  • Business Time
  • Shark Tank
  • Pitch Day

1.Comportamento quase estático em curvas e dinâmica vertical

1. Comportamento quase estáticos em reta e em curvas
1.1. Polígono de estabilidade quase estático
1.2. Estabilidade direcional e a influência dos pneus
1.3. Geometria de esterçamento das rodas
1.4. Comportamento em curva de veículos neutros, sub e sobre esterçantes
1.5. Sistema de direção e seus componentes

2. Suspensões planas
2.1. Definições de massas suspensas, não suspensas, centros de rolamento e eixo de rolamento
2.2. Transferência lateral de carga
2.3. Influência da suspensão na transferência de carga
2.4. Rolagem da carroceria – modelo quase estático
2.5. Controle da estabilidade direcional com os sistemas de direção e de suspensão

3. Dinâmica vertical;
3.1. Sistema de suspensão (mola e amortecedor)
3.2. Modelos simplificados
3.3. Padrões de conforto e de desempenho
3.4. Estudos de casos de aplicação da dinâmica veicular.
3.5. Ferramentas de simulação e construção de modelos especiais

Prof. Dr. Luis Henrique A. Lolis

Doutor em Eletrônica pela pela Université Bordeaux 1 (2011), mestre em Microeletrônica ela Université Bordeaux 1 (2007), engenheiro eletricista, com ênfase em eletrônica pela UFPR & Ecole Nationale Supérieure d Electronique, Informatique et Radiocommunications de Bordeaux (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica UFPR. Tem experiência nas área de eletrônica aplicada a sistemas de rádio frequência e telecomunicações, tendo atuando principalmente na modelagem e no processamento de sinal de sistemas para comunicações. Pesquisador no programa de pós graduação em Engenharia Elétrica UFPR e membro do grupo de pesquisa GICS (Group of Integrated Circuits and Systems) da UFPR.

Uma pílula da Pós, experimente!

  • Agenda

    Sábado/Quinzenal

  • Horário

    08:00h-17:00h

  • Modalidade

    Híbrido

  • Carga Horária

    360h mais o TCC

  • Investimento

    R$494,00/mês

  • Duração

    24 meses

  • Próxima Turma

    26 de março de 2022

  • Edital

    Em breve

Fale com o coordenador!

A UFPR nos oferece oportunidades multidisciplinares de aprendizado, pois as demandas do mercado percebida por uma equipe professores atentos as novas tecnologias nos proporcionam a atualização necessária e o desenvolvimento de uma carreira profissional diferenciada, nos deixando aptos a novos desafios.

Helcio Turkot

Formado na Pós-Graduação em Engenharia Industrial 4.0

Atuo como professor convidado do INSTA da UFPR desde 2017. Percebo que, ao longo deste tempo, esta comunidade criou um ecossistema robusto, com alto nível de comprometimento dos alunos e professores, não somente nas salas de aula, mas em todas as conexões ao longo da jornada.

Marcelo Kulka

Gerente de Planejamento de Produção (S&OP) e Logística no Grupo Malwee

Fazer parte desse Ecossistema da UFPR é sentir na prática como passar de um divisor de conhecimento para um multiplicador de conhecimento, e ainda criar relações mais sólidas em todos os níveis e ambientes que integram esse grande ecossistema.

Wellington Torres Gil

Supervisor de Produção NTN-SNR

A palavra que mais conecta minha relação com a UFPR é PARCERIA na busca de inovação para um mundo melhor. Estamos em processo de registro de SOFTWARE relacionado a visão computacional, graças a integração ALUNO/EMPRESA/UNIVERSIDADE.

Alessander Boslooper

CEO Grupo Boslooper

O formato do curso tem proporcionado uma elevada interação entre alunos do Ecossistema, além do conteúdo proposto pertinente com a realidade que vivemos. Espero ainda surpresas positivas e conhecimento para aplicação num TCC que seja pertinente com alguma necessidade da sociedade.

Adalberto Régio de Camargo

Engenheiro de Produto – Renault do Brasil

A Pós de EREE da UFPR contribui para a minha formação acadêmica, incentivando a realização de pesquisas, aprimorando minha capacitação profissional e abrindo novos caminhos e desafios. A UFPR consta com excelentes profissionais e estrutura para que os alunos se tornem aptos à exercerem suas profissões como especialistas.

Valéria Baez Lovato

Aluna de Energias Renováveis e Eficiência Energética
Engenheira Ambiental e Gestora Ambiental

A pós graduação em “Energias Renováveis e Eficiência Energética” da UFPR foi um divisor de águas em minha carreira. Pude entender os pontos fortes e fracos na minha formação como Engenheiro de Produção e estou muito satisfeito com o curso. Indico para profissionais das mais diversas formações.

Édipo de Medeiros Ázaro Junior

Técnico do Centro de Suporte de engenharia da Telefônica S/A,
Engenheiro de Produção.

O Ecossistema da UFPR vem ao encontro do que sempre pensei ser uma Universidade, trabalhar o conhecimento inovador de forma colaborativa e sem barreiras mudando o status quo, ou seja, uma visão nova da produtividade sistêmica.

Ney King

Graduação e mestrado em engenharia, especialização em administração e gestão da qualidade/produtividade, experiencia na indústria e academia como diretor e coordenador de cursos.

É a única Pós que conheço que proporciona aprendizado multidisciplinar, onde os conhecimentos e trocas em sala de aula são estendidos para outras dimensões da sociedade. Os alunos estão vendo suas ideias aplicadas no dia a dia e na resolução de problemas usando as tecnologias 4.0

João Luis Mayer

Administrador com Especialista em Gestão da Produção e MBA em Logística. Prof. Na UFPR e Executivo nos últimos 30 anos na área Industrial.