Engenharia Automotiva
-
Agenda
Sábado/Quinzenal
-
Horário
08:00h-17:00h
-
Modalidade
Presencial
-
Carga Horária
360h
-
Investimento
R$544,00/mês
-
Duração
24 meses
-
Próxima Turma
Abril de 2023
-
Edital
Clique para visualizar
Qual o objetivo?
Formar profissionais, engenheiros e tecnólogos atualizados com a indústria automotiva moderna e as principais inovações tecnológicas no setor, tornando-os capazes de atuar no desenvolvimento de veículos a combustão, híbridos e elétricos e sistemas automotivos.
Quem deve fazer?
Todos os profissionais de nível superior com graduação em engenharia, tecnologia, arquitetura, físicos, químicos e áreas afins que queiram embarcar nesse mundo da automotiva e todas as oportunidades que dele surgem.
Qual o objetivo?
Formar um profissional capaz de liderar transformações digitais nas indústrias e ser protagonista na geração de novas soluções e novos negócios sustentáveis.
Quem deve fazer?
Profissionais que buscam acelerar a carreira a partir do estudo das novas tecnologias 4.0 e, de mais a mais, aperfeiçoar suas habilidades de comunicação, criatividade, colaboração e pensamento crítico.
Quais os diferenciais?
Cultura imersa em empatia, simplicidade e com visão de longo prazo. Professores atuantes no mercado e com atenção total às pessoas. Comunidade colaborativa e conectada com as empresas. Ampla cooperação nacional e internacional. Oportunidade de cursar disciplinas eletivas além das obrigatórias, sem ônus adicional.
TCC é inovador?
Sim, esse é o novo normal! Desde o primeiro dia de aula equipes multifuncionais de quaisquer cursos desenvolvem projetos com foco na inovação, melhorias na indústria ou pesquisa aplicada. É a geração acelerada de oportunidades em tempo real!
Quais os diferenciais?
Cultura imersa em empatia, simplicidade e com visão de longo prazo. Professores atuantes no mercado e com atenção total às pessoas. Comunidade colaborativa e conectada com as empresas. Ampla cooperação nacional e internacional. Impacto positivo na sociedade.
TCC é inovador?
Sim, esse é o novo normal! Desde o primeiro dia de aula equipes multifuncionais de quaisquer cursos desenvolvem projetos com foco na inovação, melhorias na indústria ou pesquisa aplicada. É a geração acelerada de oportunidades em tempo real!
Disciplinas
- Ciclos termodinâmicos ideais e reais
- Combustão típica de motores de ignição por centelha e compressão
- Formas alternativas de combustão e combustíveis alternativos
- Produção e Mitigação de emissões poluentes
- Propulsão Hibrida
- Comando de válvula variável
- Tecnologia de motores para veículos elétricos
- Inversores de frequência para veículos elétricos
- Tecnologias de carga, baterias e células combustíveis para veículos elétricos
- Propulsão Híbrida
- Veículos com múltiplos motores (diferencial eletrônico)
- Caraterísticas como torque, velocidade final (região de enfraquecimento de campo) e autonomia
- Escoamento Incompressível Externo
- Coeficientes adimensionais
- Túnel de vento e instrumentação
- Simulação Numérica do Escoamento
- Utilização de software de simulação
- Otimização topológica
- Sistemas eletrônicos automotivos
- Sensores e atuadores
- Gerenciamento de sistemas eletrônicos veiculares de sinais
- Protocolos de comunicação intra-veicular
- Ética
- Evolução Legislativa no Brasil: Análise de requisitos técnicos regulamentares
- Legislação Automotiva: Regulamentação de Emissões
- Comunicação e Administração de Conflitos
- Ética em Negociação Uso da linguagem e da razão
- Fundamentos da Dinâmica Veicular
- Introdução à dinâmica veicular
- Ficha técnica de um veículo
- Dinâmica longitudinal: Desempenho em aceleração e frenagem
- Estudos de casos de aplicação da dinâmica veicular
- Dinâmica lateral
- Dinâmica vertical
- Estudos de casos de aplicação da dinâmica veicular
- Ferramentas de simulação e construção de modelos especiais
- Uso do “shaker” virtual para setup
- Conceitos básicos de comunicação sem fio
- Infraestrutura de comunicação veicular
- Redes de comunicação veicular: sistemas V2V, V2I e V2X
- Protocolos atuais: DSRC/ IEEE802.11p e LTE-V2X
- Compatibilidade com padrões de comunicação (5G and beyond)
- Veículos autônomos e sistemas cooperativos de segurança veicular
- Centro de recargas (postos de combustíveis para veículos)
- Geração distribuída e veículos elétricos (verdadeiramente não poluente)
- Sistemas de armazenamento de energia e veículos elétricos
- Deslocamento de carga (tarifação horo-sazonal)
- Serviços de telecomunicações usando comunicação veicula
- Função da carroceria, tipos e materiais utilizados
- Principais partes que integram a carroceria e suas funções
- Etapas de projeto e desenvolvimento da carroceria: Requisitos técnicos e econômicos
- Análise aerodinâmica
- Fabricação da carroceria e avaliação da conformabilidade das chapas avançadas de alta resistência
- Tipos de uniões utilizadas nas carrocerias
- Análise estrutural através de elementos finitos
- Análise da Confiabilidade de Componentes e do sistema
- Definição de Taxa de Falha
- Curva da banheira/Ciclo de produto
- Redundância/Associação em Série, em Paralelo e Mista
- Robustez de circuitos eletrônicos para aplicação automotiva
- Previsão de panes e estratégia de testes
- Especificação e compra de componentes
- Conforto vibro acústico de um veículo
- Conceitos fundamentais de Vibração e Acústica:
- Principais fontes de ruído e vibração
- Meios de transmissão e de controle de vibrações e ruído
- Noções de Psicoacústica e sound quality
- Impacto do ROTA 2030 na avaliação de NVH
- Considerações sobre NVH de veículos elétricos e híbridos
- Eletroposto e impacto na rede elétrica
- Padrões de conexão para carga
- Tecnologias para minimizar o impacto dos centros de recarga na rede elétrica
- O carro como fonte de energia elétrica
- Requisitos na utilização de baterias de íons de lítio
- Tecnologias para carga de veículos elétricos
- Componentes de interiores
- Simulação estrutural e de choque do banco
- Estudo do clima brasileiro
- Sistema de climatização veicular
- Avaliação de conforto térmico em veículos automotivos
- Conforto ambiental e conforto térmico humano
- Visitas Técnicas
- Casos de Sucesso
- Profissionais de Sucesso
- Empresas Modelo Classe Mundial
- Workshops Nacionais
- Missão Internacional
- Projeto de Valor
- Laboratórios de Inovação
- Cafés Colaborativos
- Business Time
- Shark Tank
- Pitch Day
1.Comportamento quase estático em curvas e dinâmica vertical
1. Comportamento quase estáticos em reta e em curvas
1.1. Polígono de estabilidade quase estático
1.2. Estabilidade direcional e a influência dos pneus
1.3. Geometria de esterçamento das rodas
1.4. Comportamento em curva de veículos neutros, sub e sobre esterçantes
1.5. Sistema de direção e seus componentes
2. Suspensões planas
2.1. Definições de massas suspensas, não suspensas, centros de rolamento e eixo de rolamento
2.2. Transferência lateral de carga
2.3. Influência da suspensão na transferência de carga
2.4. Rolagem da carroceria – modelo quase estático
2.5. Controle da estabilidade direcional com os sistemas de direção e de suspensão
3. Dinâmica vertical;
3.1. Sistema de suspensão (mola e amortecedor)
3.2. Modelos simplificados
3.3. Padrões de conforto e de desempenho
3.4. Estudos de casos de aplicação da dinâmica veicular.
3.5. Ferramentas de simulação e construção de modelos especiais

Prof. Dr. Luis Henrique A. Lolis
Doutor em Eletrônica pela pela Université Bordeaux 1 (2011), mestre em Microeletrônica ela Université Bordeaux 1 (2007), engenheiro eletricista, com ênfase em eletrônica pela UFPR & Ecole Nationale Supérieure d Electronique, Informatique et Radiocommunications de Bordeaux (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica UFPR. Tem experiência nas área de eletrônica aplicada a sistemas de rádio frequência e telecomunicações, tendo atuando principalmente na modelagem e no processamento de sinal de sistemas para comunicações. Pesquisador no programa de pós graduação em Engenharia Elétrica UFPR e membro do grupo de pesquisa GICS (Group of Integrated Circuits and Systems) da UFPR.
Uma pílula da Pós, experimente!
-
Agenda
Sábado/Quinzenal
-
Horário
08:00h-17:00h
-
Modalidade
Híbrido
-
Carga Horária
360h mais o TCC
-
Investimento
R$544,00/mês
-
Duração
24 meses
-
Próxima Turma
Março de 2023
-
Edital
Clique para visualizar