Projeto e Gestão de Microrredes e Recrusos Enegéticos Distribuídos

abril de 2024

• Edital

Qual o objetivo?

Formar profissionais, engenheiros e tecnólogos atualizados com as tecnologias de recursos energéticos distribuídos (RED) e microrredes e as principais inovações tecnológicas de redes elétricas inteligentes, tornando-os capazes de atuar no projeto e gestão de geração distribuída, sistemas de armazenamento de energia com baterias, veículos elétricos, estações de carregamento de veículos elétricos, hidrogênio de baixo carbono, eficiência energética, resposta da demanda e microrredes.

Quem deve fazer?

Todos os profissionais de nível superior com graduação em engenharia, tecnologia, físicos, químicos e áreas afins que queiram embarcar nesse mundo dos recursos energéticos distribuídos e microrredes e todas as oportunidades que dele surgem.

Qual o objetivo?

Quem deve fazer?

Quais os diferenciais?

Cultura imersa em empatia, simplicidade e com visão de longo prazo. Professores com titulação, grande experiência, atuantes no mercado e com atenção total às pessoas. Comunidade colaborativa e conectada com as empresas da área. Ampla cooperação nacional e internacional.

O curso também terá uma semana de imersão presencial para aulas práticas, visitas técnicas e networking ao final dos 12 módulos, a qual agregará muito ao currículo dos alunos.

TCC é inovador?

Sim, esse é o novo normal! Desde o primeiro dia de aula equipes multifuncionais de quaisquer cursos desenvolvem projetos com foco na inovação, melhorias na indústria ou pesquisa aplicada. É a geração acelerada de oportunidades em tempo real!

Quais os diferenciais?

Abril de 2024

• Edital

Prof. Dr. Mateus Teixeira

Graduou-se em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e Doutorado pela UFPR em Engenharia e Ciência dos Materiais (2016). Atua como professor efetivo do curso de Engenharia Elétrica da UFPR. Anteriormente trabalhou como gerente de P&D da BREE (Brazilian Energy Efficiency), pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC, gerente da Unidade de Negócios de Qualidade de Energia na ARTECHE EDC, além de ter ocupado a presidência da SBQEE (Sociedade Brasileira de Qualidade de Energia Elétrica) entre 2017 e 2019. Vem trabalhando em projetos de pesquisa e P&D ANEEL, orientação de alunos, estudos técnicos e consultorias envolvendo qualidade de energia, proteção de sistemas elétricos, dielétricos, aplicação de capacitores e filtros harmônicos, eficiência energética, e fontes alternativas de energia. Publicou diversos artigos em revistas e conferências na área de energia elétrica no Brasil e no exterior.

Prof. Dr. Mateus Teixeira

Graduou-se em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Federal de São João del-Rei (2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e Doutorado pela UFPR em Engenharia e Ciência dos Materiais (2016). Atua como professor efetivo do curso de Engenharia Elétrica da UFPR. Publicou diversos artigos em revistas e conferências na área de energia elétrica no Brasil e no exterior.