04 Dez 2020

4 passos para começar seu planejamento de carreira

Até pouco tempo atrás, a condução das carreiras profissionais era, em grande parte, coordenada pelas empresas e pelos departamentos de gestão de recursos humanos. Os tempos mudaram e a responsabilidade parece estar agora concentrada nas escolhas e ações dos próprios colaboradores. Da mesma forma que as organizações fazem seus planejamentos e coordenação as ações de todos os envolvidos, a gestão de carreira envolve a compreensão do que se deseja, a análise dos recursos e ambientes e a definição de estratégias para conseguir os resultados.

Em primeiro lugar, precisamos entender o que somos. Quais são nossos sonhos e interesses? O que nós gostamos e o que estamos dispostos a abrir mão? Quais são seus valores e crenças fundamentais? Talvez essa seja a parte mais difícil, mas as respostas podem estar mais perto do que você imagina. Tente analisar suas escolhas e o que faz seu coração bater mais forte. O que seus amigos e parentes falam de você? Escreva tudo isso e espere alguns dias para ver novamente e descobrir novas possibilidades.

O segundo passo é identificar nossas competências e potencialidades. A primeira diz respeito ao que nós já fazemos. Em que você é bom? O que você domina a ponto dos seus colegas pedirem sua ajuda ou orientação? Além disso, o que você já sabe, mas não tem colocado em prática? O que você acredita ser capaz de fazer e ainda não teve oportunidade de tornar essa capacidade em competência? Coloque isso em um papel também e conte com a ajuda dos seus colegas para ampliar essa relação destacando as que são mais importantes.

Agora que já nos conhecemos um pouco melhor, está na hora de entender o contexto no qual estamos envolvidos. Pensando em uma situação ideal, quais são as necessidades do mundo e das organizações que combinam com o que você é e suas competências? Procure por lacunas e oportunidades que possam ser exploradas por você e que sejam coerentes com seus valores e sonhos.

Por último faça um planejamento de curso e médio prazo, organizando suas ideias em um documento. É provável que existam algumas competências que precisam ser desenvolvidas ou novos conhecimentos que você deve dominar. Esse plano vai ajuda-lo a organizar seus próximos passos, ao mesmo tempo que seus objetivos se tornarão mais claros.

O Planejamento de carreira não é algo que se faz da noite para o dia e pode parecer assustador no primeiro momento. A crença por trás de tudo isso é que nosso futuro pode ser construído. Não somos deuses, mas temos em nossas mãos uma grande capacidade de pensar e fazer acontecer. É só começar!