Especializações

Os cursos de especialização ofertados pelo INSTA atuam em firme cooperação e estão assentados sob o que há de mais avançado em termos de tecnologia e aplicação prática de soluções. O maior propósito é gerar boas oportunidades para os estudantes a partir da intensa sinergia com as indústrias e empresas em geral.

Cursos

Agronegócio Digital

Energias Renováveis e Eficiência Energética

Engenharia Ágil de Projetos

Engenharia Automotiva

Engenharia da Manutenção 4.0

Engenharia da Qualidade 4.0 - Certificado Black Belt

Experimentação Tridimensional

MBA Gestão e Engenharia

Por que fazer Pós na UFPR?

Com certeza pela dimensão e reconhecimento da Universidade Federal do Paraná, ou seja, a comunidade inserida no ecossistema INSTA tem acesso e conexão a diversas outras áreas do saber e uma vasta gama de oportunidades para interagir e agregar valor, entre as possibilidades destacam-se:
  • Fazer disciplinas noutros cursos, câmpus e cidades
  • Realizar projetos em cooperação com outras Universidades Federais e Estaduais
  • Participar de eventos e missões internacionais

Qual o diferencial dos cursos de Pós do INSTA?

O maior diferencial é a intensa cooperação com as indústrias, isto é, uma vez inserido no INSTA o estudante tem acesso irrestrito a diversas oportunidades, empresas e projetos de pesquisa que suportam o desenvolvimento da sua carreira profissional no longo prazo, como exemplo:
  • Utilização do portfólio de empresas associadas para desenvolver seu trabalho acadêmico in company
  • Inserção no café colaborativo, business time, shark tank, pitch day, visitas técnicas, laboratórios de inovação, feiras, orientação personalizada, etc...
  • Continuação dos estudos nos cursos de mestrado e doutorado

O TCC na Pós é inovador!

O TCC é o mais importante projeto de valor que o estudante desenvolve, desde o primeiro dia de aula, inserido no ecossistema INSTA – UFPR. Características importantes:

  • Equipes multifuncionais, ou seja, estudantes de quaisquer cursos UFPR podem compor uma equipe de alta performance

  • São 3 linhas preferenciais para o trabalho

    • Empreendedorismo
    • Melhoria focada na indústria
    • Pesquisa aplicada

  • A evolução do projeto perpassa 4 etapas bem definidas:

    • Design thinking (ideação)
    • Prova de conceito (POC)
    • Mínimo produto viável (MVP)
    • Plano de negócio (CNPJ)

  • Aplicação de metodologias ágeis

  • Resultado

A UFPR nos oferece oportunidades multidisciplinares de aprendizado, pois as demandas do mercado percebida por uma equipe professores atentos as novas tecnologias nos proporcionam a atualização necessária e o desenvolvimento de uma carreira profissional diferenciada, nos deixando aptos a novos desafios.

Helcio Turkot

Formado na Pós-Graduação em Engenharia Industrial 4.0

Atuo como professor convidado do INSTA da UFPR desde 2017. Percebo que, ao longo deste tempo, esta comunidade criou um ecossistema robusto, com alto nível de comprometimento dos alunos e professores, não somente nas salas de aula, mas em todas as conexões ao longo da jornada.

Marcelo Kulka

Gerente de Planejamento de Produção (S&OP) e Logística no Grupo Malwee

Fazer parte desse Ecossistema da UFPR é sentir na prática como passar de um divisor de conhecimento para um multiplicador de conhecimento, e ainda criar relações mais sólidas em todos os níveis e ambientes que integram esse grande ecossistema.

Wellington Torres Gil

Supervisor de Produção NTN-SNR

A palavra que mais conecta minha relação com a UFPR é PARCERIA na busca de inovação para um mundo melhor. Estamos em processo de registro de SOFTWARE relacionado a visão computacional, graças a integração ALUNO/EMPRESA/UNIVERSIDADE.

Alessander Boslooper

CEO Grupo Boslooper

O formato do curso tem proporcionado uma elevada interação entre alunos do Ecossistema, além do conteúdo proposto pertinente com a realidade que vivemos. Espero ainda surpresas positivas e conhecimento para aplicação num TCC que seja pertinente com alguma necessidade da sociedade.

Adalberto Régio de Camargo

Engenheiro de Produto – Renault do Brasil

A Pós de EREE da UFPR contribui para a minha formação acadêmica, incentivando a realização de pesquisas, aprimorando minha capacitação profissional e abrindo novos caminhos e desafios. A UFPR consta com excelentes profissionais e estrutura para que os alunos se tornem aptos à exercerem suas profissões como especialistas.

Valéria Baez Lovato

Aluna de Energias Renováveis e Eficiência Energética
Engenheira Ambiental e Gestora Ambiental

A pós graduação em “Energias Renováveis e Eficiência Energética” da UFPR foi um divisor de águas em minha carreira. Pude entender os pontos fortes e fracos na minha formação como Engenheiro de Produção e estou muito satisfeito com o curso. Indico para profissionais das mais diversas formações.

Édipo de Medeiros Ázaro Junior

Técnico do Centro de Suporte de engenharia da Telefônica S/A,
Engenheiro de Produção.

O Ecossistema da UFPR vem ao encontro do que sempre pensei ser uma Universidade, trabalhar o conhecimento inovador de forma colaborativa e sem barreiras mudando o status quo, ou seja, uma visão nova da produtividade sistêmica.

Ney King

Graduação e mestrado em engenharia, especialização em administração e gestão da qualidade/produtividade, experiencia na indústria e academia como diretor e coordenador de cursos.

É a única Pós que conheço que proporciona aprendizado multidisciplinar, onde os conhecimentos e trocas em sala de aula são estendidos para outras dimensões da sociedade. Os alunos estão vendo suas ideias aplicadas no dia a dia e na resolução de problemas usando as tecnologias 4.0

João Luis Mayer

Administrador com Especialista em Gestão da Produção e MBA em Logística. Prof. Na UFPR e Executivo nos últimos 30 anos na área Industrial.

Parceiros