04 Dez 2020

Liderança 4.0 e o Mundo VUCA

À esta altura, mais de quatro meses depois que nossas vidas viraram de cabeça para baixo, muito já se falou sobre o mundo VUCA. Volátil, incerto, complexo e ambíguo é o mundo de hoje. Na verdade não é de hoje, mas agora a coisa ficou explícita.

Tudo muda o tempo todo, e isso pode ser muito bom, se você tiver as competências necessárias para liderar sua equipe, seu negócio e, obviamente, sua vida.

Se antes o planejamento detalhado de projetos era essencial, hoje planejar em alto nível e gerenciar projetos com agilidade não é mais apenas uma nova moda, mas comportamento obrigatório.

Se antes a previsão de demanda era o santo graal do planejamento empresarial, hoje ter uma visão de grandes movimentos de demanda e uma cadeia de suprimentos ágil para adaptar-se à demanda real de curto prazo é indispensável.

Posso citar vários exemplos, mas todos eles passam por uma única mudança, aquela que diz respeito à nossa maneira de pensar. Um norte muito claro, com um plano de voo bem montado, mas com habilidades adaptativas Jedi, é disso que precisamos agora e, suspeito, por um bom tempo. Pelo menos enquanto o mundo for VUCA.

-Rodrigo Acras
Supply Chain Vice President | Aker Solutions

One Comment

  • Gisele Schneider 4 de Agosto, 2020

    E como já dizia aquela música do Lulu Santos: "Tudo muda o tempo todo no mundo".
    O que antes pensávamos ser um futuro longínquo, veio a pandemia e "acelerou" tudo para o hoje em nosso presente.
    Mestre Rodrigo Acras arrasa em suas colocações!
    Obrigada por compartilhar conosco sua visão e conhecimentos.

    Reply

Deixe uma resposta