BAJA SAE

O BAJA SAE é um projeto institucional envolvendo estudantes da graduação e suportado pelo INSTA!

O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando sua preparação para o mercado de trabalho. O objetivo é construir um veículo off-road na categoria mini baja.  

O BAJA americano foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos por Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. No Brasil, o primeiro evento nacional foi realizado em 1995 e, desde então, o BAJA tornou-se um projeto tradicional das universidades brasileiras.

A equipe UFPR Baja SAE surgiu em 1995 como um projeto de TCC de alunos da Engenharia Mecânica, se estruturando como projeto de extensão nos anos seguintes. Sediada no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), já passaram pelo projeto integrantes de diferentes graduações: Engenharia Mecânica, Elétrica, Produção e Florestal. Não é necessário estudar engenharia para participar, a equipe está buscando por alunos de áreas como administração e design por exemplo. Os atuais membros são divididos em 11 subsistemas nos quais, com muita dedicação, estudam e trabalham para dar continuidade ao projeto.

 A missão da equipe UFPR Baja SAE é ser referência nacional em organização, disciplina e inovação, tendo como valores primordiais a Ética e a Excelência. Em vista disso, foi por cincos anos consecutivos (2016, 2017, 2018, 2019 e 2020) premiada com o troféu 5S na competição nacional, primeiro lugar geral na competição regional sul eo ano de 2015, entre outros excelentes resultados.

João Gabriel Kugler Toledo

João Gabriel Kugler Toledo

Capitão - Engenharia Mecânica

A UFPR nos oferece oportunidades multidisciplinares de aprendizado, pois as demandas do mercado percebida por uma equipe professores atentos as novas tecnologias nos proporcionam a atualização necessária e o desenvolvimento de uma carreira profissional diferenciada, nos deixando aptos a novos desafios.

Helcio Turkot

Formado na Pós-Graduação em Engenharia Industrial 4.0

Atuo como professor convidado do INSTA da UFPR desde 2017. Percebo que, ao longo deste tempo, esta comunidade criou um ecossistema robusto, com alto nível de comprometimento dos alunos e professores, não somente nas salas de aula, mas em todas as conexões ao longo da jornada.

Marcelo Kulka

Gerente de Planejamento de Produção (S&OP) e Logística no Grupo Malwee

Fazer parte desse Ecossistema da UFPR é sentir na prática como passar de um divisor de conhecimento para um multiplicador de conhecimento, e ainda criar relações mais sólidas em todos os níveis e ambientes que integram esse grande ecossistema.

Wellington Torres Gil

Supervisor de Produção NTN-SNR

A palavra que mais conecta minha relação com a UFPR é PARCERIA na busca de inovação para um mundo melhor. Estamos em processo de registro de SOFTWARE relacionado a visão computacional, graças a integração ALUNO/EMPRESA/UNIVERSIDADE.

Alessander Boslooper

CEO Grupo Boslooper

O formato do curso tem proporcionado uma elevada interação entre alunos do Ecossistema, além do conteúdo proposto pertinente com a realidade que vivemos. Espero ainda surpresas positivas e conhecimento para aplicação num TCC que seja pertinente com alguma necessidade da sociedade.

Adalberto Régio de Camargo

Engenheiro de Produto – Renault do Brasil

A Pós de EREE da UFPR contribui para a minha formação acadêmica, incentivando a realização de pesquisas, aprimorando minha capacitação profissional e abrindo novos caminhos e desafios. A UFPR consta com excelentes profissionais e estrutura para que os alunos se tornem aptos à exercerem suas profissões como especialistas.

Valéria Baez Lovato

Aluna de Energias Renováveis e Eficiência Energética
Engenheira Ambiental e Gestora Ambiental

A pós graduação em “Energias Renováveis e Eficiência Energética” da UFPR foi um divisor de águas em minha carreira. Pude entender os pontos fortes e fracos na minha formação como Engenheiro de Produção e estou muito satisfeito com o curso. Indico para profissionais das mais diversas formações.

Édipo de Medeiros Ázaro Junior

Técnico do Centro de Suporte de engenharia da Telefônica S/A,
Engenheiro de Produção.

O Ecossistema da UFPR vem ao encontro do que sempre pensei ser uma Universidade, trabalhar o conhecimento inovador de forma colaborativa e sem barreiras mudando o status quo, ou seja, uma visão nova da produtividade sistêmica.

Ney King

Graduação e mestrado em engenharia, especialização em administração e gestão da qualidade/produtividade, experiencia na indústria e academia como diretor e coordenador de cursos.

É a única Pós que conheço que proporciona aprendizado multidisciplinar, onde os conhecimentos e trocas em sala de aula são estendidos para outras dimensões da sociedade. Os alunos estão vendo suas ideias aplicadas no dia a dia e na resolução de problemas usando as tecnologias 4.0

João Luis Mayer

Administrador com Especialista em Gestão da Produção e MBA em Logística. Prof. Na UFPR e Executivo nos últimos 30 anos na área Industrial.

Parceiros