Eco-Octano

O Eco Octano é um projeto institucional envolvendo estudantes da graduação e suportado pelo INSTA!

Somos uma Equipe de Eficiência Energética formada por aproximadamente 30 estudantes de engenharia da UFPR, que variam entre elétrica, mecânica, produção e ambiental. 

Nós construímos carros protótipos para um passageiro só com o objetivo de consumir o mínimo de combustível. Atualmente, temos um carro elétrico e outro a gasolina. Competimos com esses veículos na Shell Eco-marathon Brazil, na qual o veículo com o menor consumo vence. 

Em 2018, ficamos em 3º lugar na categoria Gasolina com a marca de 88,4 km/l. Já conseguimos bater esse recorde fora das pistas recentemente, fazendo 173 km/l. No ano seguinte, conquistamos o 2º lugar na categoria Bateria Elétrica com a marca de 213 Km/kWh. E em 2020, ficamos em 1º lugar nas Américas na competição online paralela da Shell Eco-marathon, o Pitch the Future.

Essa outra competição reúne as melhores ideias para a redução da emissão de carbono em 4 categorias diferentes. Nosso 1º lugar foi na categoria Decarbonizing Road Freight Transport (descarbonizando o transporte rodoviário). Além disso, ficamos no top 5 Américas no Tracking and Reducing CO2 Emissions from Vehicles (rastreando e reduzindo emissões de CO2 de veículos). 

Além de contribuirmos com um futuro mais sustentável, também procuramos desenvolver profissionalmente os membros da equipe. O Eco Octano é um excelente espaço para dar os primeiros passos da engenharia na prática e aprender coisas novas. Não lidamos apenas com questões técnicas, mas também de pessoas, gestão, contabilidade, relações públicas e organização.  Aqui, o aluno é o cerne do projeto.

Se você se interessou, nosso processo seletivo acontece todos os semestres e o link para a inscrição pode ser encontrado em qualquer uma das nossas mídias sociais.

Dante Regiani Freitas

Dante Regiani Freitas

Capitão - Engenharia Elétrica
Giovanna Otto

Giovanna Otto

Capitã - Engenharia Mecânica

A UFPR nos oferece oportunidades multidisciplinares de aprendizado, pois as demandas do mercado percebida por uma equipe professores atentos as novas tecnologias nos proporcionam a atualização necessária e o desenvolvimento de uma carreira profissional diferenciada, nos deixando aptos a novos desafios.

Helcio Turkot

Formado na Pós-Graduação em Engenharia Industrial 4.0

Atuo como professor convidado do INSTA da UFPR desde 2017. Percebo que, ao longo deste tempo, esta comunidade criou um ecossistema robusto, com alto nível de comprometimento dos alunos e professores, não somente nas salas de aula, mas em todas as conexões ao longo da jornada.

Marcelo Kulka

Gerente de Planejamento de Produção (S&OP) e Logística no Grupo Malwee

Fazer parte desse Ecossistema da UFPR é sentir na prática como passar de um divisor de conhecimento para um multiplicador de conhecimento, e ainda criar relações mais sólidas em todos os níveis e ambientes que integram esse grande ecossistema.

Wellington Torres Gil

Supervisor de Produção NTN-SNR

A palavra que mais conecta minha relação com a UFPR é PARCERIA na busca de inovação para um mundo melhor. Estamos em processo de registro de SOFTWARE relacionado a visão computacional, graças a integração ALUNO/EMPRESA/UNIVERSIDADE.

Alessander Boslooper

CEO Grupo Boslooper

O formato do curso tem proporcionado uma elevada interação entre alunos do Ecossistema, além do conteúdo proposto pertinente com a realidade que vivemos. Espero ainda surpresas positivas e conhecimento para aplicação num TCC que seja pertinente com alguma necessidade da sociedade.

Adalberto Régio de Camargo

Engenheiro de Produto – Renault do Brasil

A Pós de EREE da UFPR contribui para a minha formação acadêmica, incentivando a realização de pesquisas, aprimorando minha capacitação profissional e abrindo novos caminhos e desafios. A UFPR consta com excelentes profissionais e estrutura para que os alunos se tornem aptos à exercerem suas profissões como especialistas.

Valéria Baez Lovato

Aluna de Energias Renováveis e Eficiência Energética
Engenheira Ambiental e Gestora Ambiental

A pós graduação em “Energias Renováveis e Eficiência Energética” da UFPR foi um divisor de águas em minha carreira. Pude entender os pontos fortes e fracos na minha formação como Engenheiro de Produção e estou muito satisfeito com o curso. Indico para profissionais das mais diversas formações.

Édipo de Medeiros Ázaro Junior

Técnico do Centro de Suporte de engenharia da Telefônica S/A,
Engenheiro de Produção.

O Ecossistema da UFPR vem ao encontro do que sempre pensei ser uma Universidade, trabalhar o conhecimento inovador de forma colaborativa e sem barreiras mudando o status quo, ou seja, uma visão nova da produtividade sistêmica.

Ney King

Graduação e mestrado em engenharia, especialização em administração e gestão da qualidade/produtividade, experiencia na indústria e academia como diretor e coordenador de cursos.

É a única Pós que conheço que proporciona aprendizado multidisciplinar, onde os conhecimentos e trocas em sala de aula são estendidos para outras dimensões da sociedade. Os alunos estão vendo suas ideias aplicadas no dia a dia e na resolução de problemas usando as tecnologias 4.0

João Luis Mayer

Administrador com Especialista em Gestão da Produção e MBA em Logística. Prof. Na UFPR e Executivo nos últimos 30 anos na área Industrial.

Parceiros