1.Comportamento quase estático em curvas e dinâmica vertical
1. Comportamento quase estáticos em reta e em curvas
1.1. Polígono de estabilidade quase estático
1.2. Estabilidade direcional e a influência dos pneus
1.3. Geometria de esterçamento das rodas
1.4. Comportamento em curva de veículos neutros, sub e sobre esterçantes
1.5. Sistema de direção e seus componentes
2. Suspensões planas
2.1. Definições de massas suspensas, não suspensas, centros de rolamento e eixo de rolamento
2.2. Transferência lateral de carga
2.3. Influência da suspensão na transferência de carga
2.4. Rolagem da carroceria – modelo quase estático
2.5. Controle da estabilidade direcional com os sistemas de direção e de suspensão
3. Dinâmica vertical;
3.1. Sistema de suspensão (mola e amortecedor)
3.2. Modelos simplificados
3.3. Padrões de conforto e de desempenho
3.4. Estudos de casos de aplicação da dinâmica veicular.
3.5. Ferramentas de simulação e construção de modelos especiais
Objetivo
Quem deve fazer?
Diferenciais
Cultura imersa em empatia e com visão de longo prazo.
Professores qualificados e alinhados com o mercado.
Dupla diplomação.
Cooperação nacional e internacional.
TCC
Desde o primeiro dia de aula, equipes desenvolvem projetos com foco na inovação, melhorias na indústria ou pesquisa aplicada.
Sábado/Quinzenal
08:00h-17:00h
Híbrido
2 anos
R$544,00/mês
Abril de 2025
Luis Henrique
Doutor em Eletrônica pela pela Université Bordeaux 1 (2011), mestre em Microeletrônica ela Université Bordeaux 1 (2007), engenheiro eletricista, com ênfase em eletrônica pela UFPR & Ecole Nationale Supérieure d Electronique, Informatique et Radiocommunications de Bordeaux (2007). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Elétrica UFPR.